sexta-feira, 27 de julho de 2012

COMPRAR MELHOR EM 6 PASSOS

COMPRAR MELHOR EM 6 PASSOS

1. PESQUISE
Se não gosta de comprar em sites e quer descontos, é só se alongar bem para gastar muita sola de sapato pelas lojas dos centros comerciais da sua cidade. Armazene o maior número de orçamentos possíveis em papeis com detalhes do produto a ser comprado .Marca, modelo, tipo, ano*, opcionais, consumo, prazo, preço a vista, preço a prazo não podem faltar nessa lista.
*no caso da compra de automóveis

Se você gosta de comodidade os sites de vendas on-line são ferramentas importantes para dar o primeiro passo em busca do maior desconto. O buscapé www.buscape.com.br reuni várias ofertas em um só lugar, é só digitar o nome do produto e ver do maior ao menor preço. Mas cuidado com o valor do frete, pode valer mais a pena comprar na sua cidade por conta da garantia de alguns produtos. A diferença tem ser de pelo menos 30% no preço para o risco valer a pena.

2.COMPARE
Se já sabe o que quer é hora de comparar, a diferença de preço de uma câmera digital  por exemplo, pode ser enorme. Um mesmo produto pode ser encontrado no www.mercadolivre.com.br por R$250,00 ou por R$500 em loja de nome. Vale ressaltar que no primeiro o risco é maior e ainda tem o valor do frete que para uma câmera pode chegar a R$100,00 dependendo da distância e do prazo de entrega do produto.

  

3. CONSULTE
Pesquise sobre o desempenho do produto que você vai comprar antes de começar a negociação. Existem vários fóruns disponíveis na internet com a opinião dos proprietários expondo os produtos em todos os sentidos. O que quebra muito, se dá defeito em pouco tempo, se é resistente, se a empresa dá um suporte legal, entre outros detalhes que podem fazer com que o consumidor evite um frustração depois de adquirir um produto que fora comprado no impulso. No Youtube é possível encontra vários vídeos sobre celulares, carros, motos, etc. 

4. RESISTA AO IMPULSO
Pense bem se você precisa ou não realmente do produto antes de se endividar. Evite comprar o produto logo após o lançamento, pois o preço mais tarde vai despencar. Paciência é um virtude desenvolvida ao longo do tempo, comece a exercitar hoje. Se estiver precisando, ignore esse passo.

5. FORMA DE PAGAMENTO
Pagar a vista é excelente quando se compra um produto físico, pode ser o espetinho da esquina que custa R$2,00 e se chegar com um nota de R$5,00 leva 3, até um carro novo que o consumidor compra por R$25,000 e paga R$35,000 no final de 60 vezes no financiamento. 


Mas existe uma exceção a regra. Em serviços como reforma da casa, por exemplo, vale mais a pena pagar a prazo mesmo que se tenha dinheiro, pois o barato pode sair caro mais tarde. A maioria desses profissionais infelizmente não cumprem os prazos acordados quando recebem a vista. Divida o pagamento no ato da contratação e o restante no final do serviço.

6. NEGOCIAÇÃO

"O preço da vitrine estava imperdível e eu comprei empolgado, não aguentei os 50% de desconto". Saiba que o consumidor que diz isso perdeu alguns benefícios por ter comprado por impulso, pela emoção. O preço da vitrine pode sim ser negociado com o vendedor, ou no supermercado com o gerente. Por exemplo, se o consumidor optar por uma quantidade maior do produto exposto nos pontos em destaques dos supermercados pode ter o preço reduzido em alguns centavos, raciocínio usado pelos grandes atacados como Atacadão, Assai e outros, mas não quer dizer que não é para ser tentado no supermercado perto da sua casa.
Mas os benefícios não ficam só por conta do preço. Se o vendedor não puder diminuir o preço, negocie com o mesmo o ganho de uma garantia maior, uma cor diferente, emplacamento*, frete grátis, desconto em outro produto que for comprar, etc.

PONTO EXTRA

Uma negociação só tem sucesso de verdade quando há o ganha-ganha. Sempre que estiver comprando, siga todos esses passos e seja feliz certo? sim, em parte. O consumidor e o vendedor são PESSOAS e gostam de ser tratadas com respeito e bom senso. 


Um sorriso no rosto, acredite, ajuda muito. Vendedor tem que ter energia e mostrar que tem o interesse genuíno em ajudar a suprir a necessidade do comprador, mesmo que a proposta seja a mais inadequada. O vendedor é um profissional e tem autonomia de conseguir preços e condições melhores para que cheguem a um negociação bem feita. 
O consumidor tem que tratar o vendedor como o mediador entre a loja e ele, sem o vendedor não há negociação. 
Conheci vários casos em que vendedores se tornaram amigos de seus clientes por conta de negociações bem feitas. Amizades convertidas em parcerias duradouras e verdadeiras.

VAI FICAR SÓ LENDO?? COMENTA AI!!




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