domingo, 15 de julho de 2012

15 DE JULHO - DIA DO HOMEM


Hoje é o Dia do Homem!


Hoje é o dia do Homem. E mais que uma data apelativa comemorativa para o comércio, a data tem base histórica (segundo o site Website oficial do Dia Internacional do Homem) que você vai ler no final do artigo.


Aqui no Brasil é comemorado também em Julho e por coincidência em um mês não tem feriados nacionais. Aproveite as liquidações de verão nos shoppings, que apesar do apelo das campanhas publicitárias de O Boticário, por exemplo, não vemos famílias reunidas ou aumento significativos das vendas por conta da data, pelo fato de não ser tão valorizada. Alguns dizem que se dá pelo fato de que nós HOMENS já temos 363 dias (365 dias, menos o dia da mulher e do dia das mães), outros mais sensatos, acreditam que o pouco avoroço que a data faz no mercado se dá pelo fato da instituição da data ser recente.

É sempre bom ter uma desculpa para comemorações, aproveite esta data para promover em seu ponto-de-venda produtos relacionados ao HOMEM, afinal é notável que as mulheres são mais compradoras que os homens. Basta sair ao shopping e ver a proporção de mulheres para homens em qualquer lugar no mundo.
Os maiores exploradores desta data ainda são as indústrias de comésticos com lançamentos para o dia e campanhas de marketing com investimentos pesados.


Como sugestão para as compradoras, afirmo que os homens gostam de ganhar perfumes, desodorantes, alguns até flores, mas é uma excelente oportunidade de descontar aquele presente do dia das mães que você abriu pensando ser uma bolsa e ganhou uma panela ou outro item para cozinha. Vocês podem presentear os homens da sua vida com itens para o carro como um jogo de rodas de liga-leva, sensor de estacionamento, até mesmo um cheirinho para o carro dele, e acredite se puder jogo de chaves de ferramentas e até jogos de video-game serão muito bem-vindos se acompanhado de muito carinho.



-- Histórico e Objetivo:
De acordo com os criadores do Dia Internacional do Homem (19 de Novembro), os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação, saúde, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade e destacando suas contribuições. O Dia Internacional do Homem é celebrado com seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates e mostras de arte. Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade. Cada ano a celebração foca um tema diferente como, por exemplo, Ano da Saúde Masculina (2002) e Ano do Perdão e da Cura (2007).
  • Promover modelos masculinos positivos, não apenas de estrelas do cinema ou esportes, mas de homens do dia-a-dia cujas vidas são decentes e honestas;
  • Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio-ambiente;
  • Concentrar sobre a saúde do homem e seu bem estar: social, emocional, físico e espiritual;
  • Destacar a discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito;
  • Melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero;
  • Criar um mundo melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial[3]
A data para celebrar o Dia Internacional do Homem foi dia 19 de Novembro e foi escolhida no dia 19 de Novembro de 1999, em Trinidad, Tobago.

VAI FICAR SÓ OLHANDO??? COMENTA AI!!!!







4 comentários:

  1. Parabéns a todos.
    ficou show de bola o blog ELPHEM

    ResponderExcluir
  2. E digo mais,o Dia do Homem é uma data celebrada oficialmente em vários países,em ocasiões(meses) diferentes.Foi criado há dez anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e apoiado pela ONU para comemorar as contribuições masculinas a sociedade,a comunidade,a família e ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo. E que fique claro: homem tb gosta de ganhar presente!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Elphen, ficou bem legal!

    Confesso que nem sabia que hoje era comemorado o dia do homem... Como você comentou, acho que isso se deve ao fato dessa data ainda não ter um apelo tão comercial, se comparado ao dia das mães, pais, namorados entre outros.
    Quem sabe daqui a alguns anos nós homens não passamos a ganhar presentes neste dia, até um jogo de ferramentas seria bem vindo! heheh

    ResponderExcluir