domingo, 11 de março de 2012

COMPRAR BEM (by Você S/A)

Como comprar bem

Negociar é sempre um desafio. Há um tanto de arte e um tanto de técnica envolvidos em qualquer acordo. A VoCÊ s/A ouviu especialistas em consumo para orientar quem pretende começar o ano com negociações bem-sucedidas

Roseli Loturco
Crédito: Marco de Bari | Raul Junior
 - Crédito: Marco de Bari | Raul Junior
Automóvel 
Sempre a melhor compra do automóvel é à vista, pois permite barganhar preço e acessórios e fugir dos altos juros dos financiamentos. Mas, se comprar a prazo é inevitável, pesquise, busque as melhores taxas e tente chegar a um indicador que não o surpreenda no pósfixado. "As taxas prefixadas sempre têm gordura maior, ou seja, são mais caras. As pessoas se enganam achando que, por saber exatamente quanto vão pagar, fizeram um bom negócio. Os juros foram embutidos e ninguém lhe falou", afirma Fábio Colombo, administrador de investimentos.

Usado
"Às vezes é melhor pegar um carro usado do que um novo em 60 meses para pagar", avalia William Eid Júnior, professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Eaesp-FGV.
Nesse caso, peça uma boa vistoria do veículo e exija da concessionária ou do dono do automóvel toda a sua documentação no que tange ao contrato de compra e venda, licenciamento, seguro, multas pagas (entre no site no Detran com o número do Renavam e todo o histórico aparecerá), impostos atrasados (IPVA), certificado de inspeção veicular (se o automóvel circular na cidade de São Paulo), garantia de serviço e peças da última vistoria realizada. 

"Leve sempre um mecânico de confiança para olhar o carro e ter certeza de que não está sendo enganado. O carro pode ser remontado, por exemplo, e você nem perceber", afirma Eid. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário