quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

VENDAS - PARADIGMAS VS "NOVATO"

É muito fácil se apegar as dificuldades, e  muitos "profissionais" em vendas rotulam seus clientes por uma série de fatores que evidenciam que a venda não vai acontecer e que tudo vai dar errado.
Alguns desses fatores são chamados de PARADIGMAS, mas alguns gestores preferem chamá-los de moletas. O vendedor que não quer se arriscar se apoia no comodismo e perde grandes oportunidades que poderia agregar valor pessoal e profissional a sua carreira que pode até durar muito tempo mas, não terá muito sucesso. 


PARADIGMA VS "NOVATO":

1. Uma vaga de vendas é aberta na empresa
2. Os profissionais que ali trabalham ficam ansiosos para conhecer o novo colaborador
3. Ao receber o contratado há dois grupos: os motivadores e os "deixa disso", o segundo grupo (maioria) são os responsáveis por colocar na cabeça do "novato" como a máquina funciona na empresa até o momento e criticam quando o recém contratado se destaca.

CONTORNE A SITUAÇÃO:

- Com ou sem experiência, comece do zero! Ninguém sabe tudo. A seleção já passou e agora é hora de colocar em prática o que foi mostrado em todas as dinâmicas e provas aplicadas.
- Seja sempre o bom vizinho, mas não deixe de ser o que você é. Procure ser pertinente em comentários moderados e coloque suas opiniões de maneira gradativa, sendo o menos agressivo possível, mas é importante dizer não nesse período para que não aja arrependimentos mais tarde.
- É importante ver o trabalho como um casamento sério. Ao entrar em uma empresa o colaborador investe muito tempo e dinheiro, tem que fazer valer a pena sair de casa todos os dias e passar a maior parte do tempo com bom humor é muito melhor.
- Sobre seus novos pares, filtre tudo o que ouvir e não se deixe influenciar por conselhos improdutivos como esses:

" Não faça dessa forma, para não ser cobrado depois"
" Esse cliente não gosta desse produto, nem ofereça!"
" Faça isso que é mais fácil"
" É melhor não vender muito... mês que vem a meta aumenta"
" Ele não tem potencial"




- Não tenha medo de ser diferente: dê tudo de si, seja melhor que você mesmo todos os dias e confie nos feedbacks de quem realmente te motive, essas pessoas estão com os melhores resultados e não andam reclamando da vida, faça delas referências para você.
- Ao receber metas, acreditar que é possível, é sempre um bom começo, caso contrário sairá desmotivado para atender os clientes.
- A pessoa que te contratou investiu tempo e dinheiro e espera no mínimo que a empresa tenha retorno. De três a seis meses os dois saberam se a resposta é negativa ou positiva.

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