META = OBJETIVO + VALOR + PRAZO
Tanto para quem é cliente, quanto para quem é vendedor ter metas é fundamental. O cliente quer o maior desconto (objetivo) no preço que for pagar (valor) no ato da compra (prazo), o vendedor, acredite, também persegue a mesma meta, porém o desconto não pode significar prejuízo para o estabelecimento.
Como saber se estou no caminho certo?
Nada melhor que o bom e velho PDCA para facilitar a vida de quem quer atingir seus objetivos, seja qual for a meta.
PLAN - estabelecer metas a serem alcançadas
DO - treinar e estabelecer as ações
CHECK - estabelecer os mecanismos de controle
ACTION - açōes para promover melhorias
" não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia"
Mas para responder a pergunta do título do post, a resposta vem de uma comparação simples:
- Não limite-se a bater as metas. Elas não são só um referencial, estão traçadas para serem extrapoladas.
- Trace metas desafiadoras e motivadoras, com resultados que podem ser acompanhados e superados.
- Procure seu limite com responsabilidade e de maneira sustentável para que os bons resultados sejam repetidos constantemente.
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