sábado, 20 de outubro de 2012

MUDANDO DE ASSUNTO - OSTEOPOROSE


Dia 20 de OUtubro é o dia Mundial de Combate à Osteoporose, problema que afeta de 13% a 18% das mulheres e de 3% a 6% dos homens no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Aproveitando a data, a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), encomendou ao Ibope uma pesquisa para saber como as mulheres na faixa etária de risco (a partir dos 45 anos de idade) pensam e agem com relação à doença. O resultado mostrou que a falta de informação tem contribuído - e muito! - para que o número de diagnósticos aumente. 





Entre as mais de mil mulheres entrevistadas nas principais regiões metropolitanas do Brasil, a maioria conhecia sobre a importância do consumo de cálcio como medida preventiva e também dos riscos associados ao hábito de fumar. Mas as dúvidas eram muitas em se tratando de escolher os alimentos com mais quantidade de cálcio, identificar os sintomas da doença ou até a relação dela com alterações hormonais típicas da maturidade.

- Quando é preciso começar a prevenção da Osteoporose?
Segundo o reumatologista Diogo Domiciano, médico assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo a prevenção começa durante a gestação, quando a mulher precisa ingerir quantidades suficientes de cálcio e vitamina D e depois amamentar o seu bebê, já que o leite materno é uma ótima fonte de nutrientes. Segundo Diogo, cerca de 70% da sua massa óssea é determinada por fatores genéticos, enquanto 30 a 40% dependem da alimentação, prática de atividade física e exposição ao sol (necessária para síntese de vitamina D).

- A Osteoporose sempre causa dores?
A doença é silenciosa, embora 96% das mulheres da pesquisa acreditam que a osteoporose cause dor. "Só há dores se a pessoa sofrer uma fratura, acidente comum só quando o osso já está bem leve e fragilizado", afirma Diogo Domiciano. Quanto antes a doença for identificada, mais rápido poderá ser feito um tratamento para retardar essa perda de massa óssea.

- Para ter a quantidade necessária de cálcio...

No estudo, 90% das mulheres não ingerem a quantidade diária de cálcio indicada pela OMS, que é de 1000 miligramas por dia antes da menopausa e 1300 miligramas na fase pós-menopausa. "Para chegar a essa quantidade, é preciso de três a quatro porções de leite e derivados por dia", diz o reumatologista Diogo. Procure dividir essa quantidade entre várias fontes de cálcio para não precisar tomar quase um litro de leite por dia. "Além disso, não adianta ingerir o cálcio e não ingerir alimentos fontes de vitamina D, pois o mineral precisa desse nutriente para ser absorvido pelo organismo e incorporado no tecido ósseo", lembra a nutricionista Maria Fernanda. Ovos, manteiga, iogurte, sardinha e atum em lata são fontes de vitamina D, sintetizada graças à exposição solar.
Prosso é um medicamento que tem como principal ativo Cálcio, Vitamina D e a caixa com 30 comprimidos tem preço em torno de R$45,00 com posologia cômoda e qualidade Eurofarma.

- É preciso fazer reposição hormonal para tratar da osteoartrose?

Segundo o estudo, 90% das mulheres não ingerem a quantidade diária de cálcio indicada pela OMS, que é de 1000 miligramas por dia antes da menopausa e 1300 miligramas na fase pós-menopausa. "Para chegar a essa quantidade, é preciso de três a quatro porções de leite e derivados por dia", diz o reumatologista Diogo. Procure dividir essa quantidade entre várias fontes de cálcio para não precisar tomar quase um litro de leite por dia. "Além disso, não adianta ingerir o cálcio e não ingerir alimentos fontes de vitamina D, pois o mineral precisa desse nutriente para ser absorvido pelo organismo e incorporado no tecido ósseo", lembra a nutricionista Maria Fernanda. Ovos, manteiga, iogurte, sardinha e atum em lata são fontes de vitamina D, sintetizada graças à exposição solar.

O ideal é começar a fazer o exame por volta dos 45 anos, no caso das mulheres, e 50 anos para homens (fases de início da menopausa e andropausa, respectivamente). Segundo o estudo da Abrasso, apenas 30% das mulheres mais velhas se recordam de ter feito a densitometria óssea alguma vez na vida. "Se você tiver uma quantidade de massa óssea insuficiente, deve passar a realizar o exame todo ano", diz o reumatologista Diogo.

PARA TIRAR MAIS DÚVIDAS ASSISTA A ENTREVISTA DO O DR. FELIPE SENA:

http://globotv.globo.com/rede-paraiba/bom-dia-paraiba/v/saiba-mais-sobre-a-osteoporose/2099485/


Nenhum comentário:

Postar um comentário