domingo, 21 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO!!


Os desavisados que moram na região Nordeste do Brasil acordaram no dia 21 de Outubro e tiveram um susto ao olharem seus celulares marcando 8:00, e estavam atrasados para seus compromissos marcados as 7 da manhã.

Mas para alguns o desespero durou pouco. A maioria dos relógios digitais, adiantam a hora automaticamente devido a configuração do fuso-horário em seu sistema. Mas, como isso não é um problema para a grande maioria não vou ensinar como configurar seu relógio aqui. Preferi deixar claro o que é o horário de verão, que atrapalha e faz muita gente chegar atrasada no trabalho durante as primeiras semanas. 



Polêmicas a parte, o horário de verão foi decretado em 1931 por Getúlio Vargas e tem a finalidade de economizar a energia. O primeiro país a colocar o período de economia em prática foi a Alemanha em 1916, durante a primeira Guerra Mundial.
O conceito é que adiantando o relógio uma hora, as atividades seriam adaptadas para utilizar de maneira mais eficiente a luz do Sol. Ou seja, as pessoas acordariam depois que o Sol nascesse e em alguns países do hemisfério Norte a noite só vem dar as caras por volta das vinte ou vinte e duas horas. Ou seja, a economia é grande pois a maior parte das 24h é dia.

O único país Equatorial que adota o horário de verão é o nosso Brasil. Segundo José Roberto V. Costa, a motivação de estabelecer é manter a segurança do sistema. O intuito seria não coincidir a chegada das pessoas em casa (por volta das 18h) e o acionamento da iluminação pública.
Verifica-se economia nos estados da região Sul (cerca de 5%), como nas regiões Norte e Nordeste a variação da luz solar é insignificante, não seria necessário adiantar o relógio. Isso sem falar de que no Brasil quando se é Verão no Norte é Inverno no Sul e vice-versa.

No mais, para quem mora nas regiões que não são afetadas e gosta daquele programa de televisão,
lembre-se que vai passar uma hora mais, vai dar pra assistir o Jô por exemplo e acorda cedo no outro dia.
Para quem mora na região Sul, Sudeste e demais estados que alteram o relógio, lembre-se que você vai poder ver o pôr-do-sol antes de chegar em casa.

Compradores do estados onde não há mudança na hora que os horários dos voos tem que ser adaptados de acordo com o estado de destino. Por exemplo, se sair de João Pessoa para Salvador terá que mudar seu relógio assim que desembarcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário