sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DICAS - TER SUCESSO EM VENDAS

- IMAGEM:  Então deve sempre estar bem trajado, bem humorado e muito bem disposto. Lembre-se tem que transformar "não" em "sim".

- ABORDE, CONVERSE: Tem que tomar cuidado em como abordar o provável cliente. Saber conversar, ter sensibilidade para perceber se não está se tornando inconveniente.

- SEJA AMIGO DO CLIENTE: Procurar criar um laço de empatia com o cliente. A maioria das vendas é concretizada por empatia e vínculo de amizade criado entre cliente e vendedor.

- PASSE CONFIANÇA: Tenha sempre informações precisas, atualizadas e inequívocas sobre seus produtos e sua empresa. Você estará vendendo a imagem de sua empresa para o cliente no primeiro momento depois seu produto. Tem que conquistar a confiança. Você é o elo entre a empresa e o cliente.



- SEJA HONESTO: Exponha ao seu cliente as qualidades e benefícios de seus produtos e da empresa. Tente expor as vantagens que ele terá em negociar com você. Não invente. Seja honesto e sincero. Lembre-se sua reputação e a da sua empresa esta em jogo.

- CONHEÇA O PRODUTO: Mantenha-se informado sobre produtos, promoções e atuação de seus concorrentes. Poderá haver, e acredite, em 90% das negociações há uma comparação por parte de seu cliente entre seus produtos e os da concorrência.

- NÃO MINTA: Não prometa nada para seu cliente que você não poderá cumprir. Tenho visto muitos negócios serem pedidos simplesmente por promessas que não foram cumpridas. Isso acabará com qualquer negociação futura alem de prejudicar sua imagem e a da empresa. Para recuperar esse cliente terá o dobro do trabalho.

- NÃO DEIXE PARA DEPOIS: Esclareça todas as duvidas que possa surgir. Deixar para depois demonstra falta de informação e insegurança. Você abrirá uma porta para ser questionado quanto a sua capacidade e competência.

- "VOU PROCURAR SABER" Se você for questionado pelo seu cliente sobre algo que não souber responder, seja sincero, diga que não sabe e se ele estaria disposto a informá-lo ou ajudá-lo. Você estará demonstrando humildade. A maioria dos clientes gosta de sentirem-se mais "bem informados" que você.

- GANHA-GANHA: Nunca pense apenas em tirar beneficio próprio da negociação. Se o cliente perceber essa atitude, poderá ser a ultima negociação entre vocês.

- AMANHÃ É OUTRO DIA: Pense sempre no futuro. Nunca pense só nessa venda. Você tem que transformar seu cliente em parceiro de negócios. Mostre que ele é importante para a empresa. Lembre-se: Seu cliente procura sempre o menor preço e o maior prazo; sua empresa busca o maior preço e o menor prazo. Todos os negócios têm que ser bom para ambas às partes. O que você imagina ser um bom negócio, para a empresa poderá ser um péssimo negocio.

- CONTROLE SUA ANSIEDADE: Procure ouvir o que o cliente tem a dizer. Seja atencioso. Na maioria das vezes o cliente diz exatamente o que ele quer. Um mau atendimento espanta o cliente.

- FAÇA SUA CARTEIRA: Tenha sempre em mente: Você não sobrevive de apenas uma negociação e sim de varias. Manter seu cliente é o grande segredo do negócio. Antecipe-se aos seus concorrentes.

-CONHEÇA A CONCORRÊNCIA: Mantenha-se informado sobre as ações de seus concorrentes. Transfira para sua empresa todas as informações que puder obter sobre a concorrência. Mas lembre-se, estamos na era da informação, logo cheque bem se são verídicas. Não passe informações erradas. Você poderá induzir sua empresa a cometer erros e daí em diante sua credibilidade poderá ser comprometida.



- CONCORRENTE = FONTE DE DADOS: Procure criar um vinculo de amizade com os vendedores dos concorrentes. São fontes inesgotáveis de informações sobre ações e estratégias deles. Como fazer? Isso terá que descobrir. Um bom Gerente ou Supervisor poderá ensiná-lo. Presumo que eles saibam.

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