Em resumo, marketing de guerrilha surgiu como uma opção acessível para empresas se aproximarem de seu público com ações que envolviam os clientes de maneira espontânea, criativa, inusitada e ousada.
Em São Paulo, a empresa de publicidade Espalhe é especialista no assunto e já fez ações inusitadas que geraram lucros expressivos para seus clientes. Sua proposta está muito além dos canais tradicionais da mídia (tv, rádio, internet) indo onde o povo está.
Alguns casos de sucesso:
A Ambev envolveu vários banhistas que se divertiram com a ideia de puxar seus brindes. Os resultados devem ter pago o investimento de uma corrente, uma boia, um cano e alguns brindes não acha?
Essa modalidade ainda poderia ser mais explorada, mas não é tão fácil convencer um cliente que tem perfil tradicional a ousar em ações do tipo. Esse cliente não leva em consideração que o marketing de guerrilha é um investimento de baixo custo e ganho de tempo se comparado as mídias tradicionais e gera o famoso boca-a-boca, que desde os primordios é a forma mais abrangente e mais acessível de se divulgar uma marca.
Outra vantagem é que com ações tão próximas aos consumidores, os clientes tem retorno espontâneo, instantâneo e não só unilateral como mídias tradicionais.
FEEDBACK
- OUSE, mas não abuse da boa vontade do cliente - é preciso ter respeito com os consumidores que tem seus costumes tradicionais e não pode ser agredido por conta de uma ação mal planejada.
- ESTUDE a cultura do local e faça uma análise do público que você quer atingir com antecedência e depois leve a proposta para seu cliente, assim ele vai sentir agilidade de sua parte.
- Nas MÍDIAS SOCIAIS invista em fanpages e blogs, mas não vale a pena sortear nada por esses canais, além de apelativo ninguém mais acredita nesse tipo de promoção.
- DIVULGUE - Acredite, até uma moto com um som instalado tem um potencial enorme para sua ação fazer sucesso no bairro ou na rua em que vai acontecer o evento.
FEEDBACK
- OUSE, mas não abuse da boa vontade do cliente - é preciso ter respeito com os consumidores que tem seus costumes tradicionais e não pode ser agredido por conta de uma ação mal planejada.
- ESTUDE a cultura do local e faça uma análise do público que você quer atingir com antecedência e depois leve a proposta para seu cliente, assim ele vai sentir agilidade de sua parte.
- Nas MÍDIAS SOCIAIS invista em fanpages e blogs, mas não vale a pena sortear nada por esses canais, além de apelativo ninguém mais acredita nesse tipo de promoção.
- DIVULGUE - Acredite, até uma moto com um som instalado tem um potencial enorme para sua ação fazer sucesso no bairro ou na rua em que vai acontecer o evento.
Até um poste no meio da rua tem potencial de divulgação. Será que essa clínica de odontologia pagou o investimento?
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