sábado, 24 de novembro de 2012

BLACK FRIDAY NO BRASIL???

A Black Friday teve origem nos Estados Unidos dando o nome ao dia que iniciava o período de compras de final de ano.
Hoje vários países usam o termo para chamar seus clientes a inciar as compras natalinas além do Brasil, temos Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.
Em alguns países o dia significa descontos, aumento de vendas, correria, congestionamentos nos grandes centros... uma loucura!! muita economia para quem compra e lucro para quem vende.



Black Friday chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em cupons de descontos (Cupom.org). O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Posteriormente se tornando um feriado para empresas do ramo e escolas. Os descontos oferecidos no Brasil mais modestos que os americanos, chegando a 40% em produtos de diferentes categorias. Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday brasileiro também acontece anualmente na quarta sexta-feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil. O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração participam do evento. 
No Brasil a "esperteza" ou jeitinho sempre são destaque em qualquer evento que aconteça e não poderia ser diferente com a nossa Sexta-feira Negra. Não tivemos sites ou ruas congestionadas, gente madrugando em frente as lojas, correria para os centros de compras. 
A nossa Sexta-feira negra nada mais é que mais um dia de apelação dos comerciantes que insistem em marcar preços maquiados nos produtos que chamam atenção como tvs, notebooks, video-games, mas nada com os tão sonhados 70% de desconto. O que se viu foi no máximo mais uma denominação de um dia comum para chamar clientes para as lojas como os tradicionais dia do amigo, da sogra, da vó, da tia...




Resultado: o PROCON notificou as empresas Ponto Frio, Americanas, Fast Shop, Wal-Mart, Submarino por aumentarem os preços máximos dos produtos para que o consumidor tivesse a impressão falsa de ter um mega desconto.
E como já postei em artigos anteriores, pechinchar sempre vai ser o maior mandamento de quem compra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário