quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fusão entre Sadia e Perdigão deixa SEARA MAIS FORTE!!!


Cade aprova fusão entre Sadia e 

Perdigão com restrições





Parte da Perdigão tem que ser vendida para evitar que as empresas, juntas, monopolizem o mercado, o que pode prejudicar o consumidor.

SEARA FICA MAIS FORTE!!




Mais uma fusão no mundo dos negócios vai mexer com a vida de quem faz compras no supermercado. Foi aprovada a fusão da Sadia com a Perdigão, mas com algumas restrições, para garantir a concorrência. Quem sempre sai perdendo com a concentração de mercado são os consumidores, já que isso diminui a concorrência. Por isso, as condições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aprovar a fusão. Parte da Perdigão tem que ser vendida para alguma concorrente. Assim, a Sadia não se tornaria dona absoluta do mercado, o que prejudicaria o consumidor.
Juntas, detêm mais da metade do mercado de alimentos processados no Brasil. Sadia e Perdigão vendem 80% dos congelados, pizzas e pratos prontos. Agora, elas são a mesma empresa.
‘São duas empresas concorrentes que tinham produtos diferenciados, o que, talvez, equilibrava o preço, e agora vão estar juntas’, diz a profissional de turismo Claudete Andreola. ‘O que faz com que os preços baixem é a competitividade, a concorrência’, lembra a analista de sistemas Kenia de Souza
Para tentar garantir a concorrência com outras empresas, a fusão foi aprovada sob condições. A Perdigão será obrigada a vender fábricas, granjas e centros de distribuição, o equivalente a 80% da capacidade de produção da empresa. A venda representa 13% da receita das duas juntas. Alguns produtos da Perdigão, como lasanhas, almôndegas e pizzas, têm que sair do mercado por até cinco anos. O objetivo é facilitar a entrada da nova concorrente que comprar parte da empresa.
‘É preciso realmente ter um incentivo das menores apara que estas cresçam e possam competir com qualidade e preço, porque senão vamos ficar reféns de uma marca só’, diz a nutricionista Raquel Botelho.
O consultor especializado em varejo Eugenio Foganholo acredita que a fusão, dessa forma, é boa para o consumidor. ‘Os concorrentes terão melhor condição de competição no mercado e certamente serão favorecidos com o aumento e o ganho de participação a partir de agora. Com a competição preservada, os preços, pelo menos, deverão continuar estáveis a partir de agora’, afirma Eugenio Foganholo.
Para o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), as condições impostas são uma tentativa, mas não garantem a concorrência. ‘O consumidor não tem o benefício do preço final, ainda corre o risco da concentração de mercado, que pode, pior do que aumentar o preço, reduzir a qualidade do produto ofertado, porque não há concorrente. Esses entraves para a fusão não são uma garantia de que o mercado responderá dessa forma’, alerta o presidente do Ibedec, Geraldo Tardin.
Pelo que foi aprovado, os funcionários terão garantia de estabilidade por seis meses. Comprar de volta o que foi vendido, só depois de dez anos. Se a empresa não cumprir essas e outras condições poderá ser punida com multas de R$ 50 mil por dia e até com a anulação da fusão.


por BOM DIA BRASIL.

13 comentários:

  1. FUI COMPRAR BIFE DE HANBURGUER DA SADIA TEXAS BURGUER E VEIO ESCRITO SEARA, COM MESMO PREÇO... ME SENTI LESIONADA :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como isso aconteceu? voce comprou errado, nao prestou atenção na hora de comprar ou veio Seara na caixa da Sadia?

      Excluir
    2. QUANTA BABOSEIRA. 1º TEXAS BURGER NAO ERA DA SADIA E SIM PERDIGAO. 2] VOÇE PODERIA SE SENTIR LESADA E NAO LESIONADA.

      Excluir
  2. passei pela mesma situação, mas o que me deixou mais indignado que so percebi quando cheguei em casa , a embalagem e a mesma da sadia ,comprei pensando que era da sadia mas levei seara,achei um absurdo.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm! a embalagem das duas marcas é praticamente idêntica!

    ResponderExcluir
  4. Eu também passei por isso. Acabo de fritar uns hambúrgueres Texas Burger e achei o sabor estranho. Fui conferir na embalagem...SEARA.
    Eu sempre detestei os produtos Seara e pra mim o melhor hamburger era o Texas Burger da SADIA. Me senti um perfeito idiota sendo passado pra trás.

    ResponderExcluir
  5. Gente, por favor, é o mesmo produto, o mesmo sabor. De repente esse hamburguer é produzido na mesma fabrica de sempre, so muda o dono. E ca entre nos, lesionada seria pagar 11 reais numa caixa de hamburguer como vemos hj...

    ResponderExcluir
  6. Comprei tbm pensando ser sadia, tomei um "susto" quando vi seara. Mas ao contrário do comentário de alguns, não senti diferença alguma no produto. O hambúrguer continua o mesmo, mesmo sabor e qualidade!!! E o preço foi um pouco mais barato.

    ResponderExcluir
  7. Comprei tbm pensando ser sadia, tomei um "susto" quando vi seara. Mas ao contrário do comentário de alguns, não senti diferença alguma no produto. O hambúrguer continua o mesmo, mesmo sabor e qualidade!!! E o preço foi um pouco mais barato.

    ResponderExcluir
  8. Essa semana comprei uma caixa de Texas Burguer e também não notei que era da Seara. A cor, a textura, o cheiro, e principalmente o sabor não são os mesmo que o produto da Sadia. Simplesmente não deu para consumir. A qualidade caiu muito.

    ResponderExcluir
  9. Também comprei achei péssimo, sem contar que meu filho achou um pedacinhos de ossos no hambúrguer. Me senti enganada!

    ResponderExcluir
  10. Eu também!!! Comprei um carregamento de Texas Burguer no Makro e só percebi quando todo o caminhão tinha sido descarregado. Foi um desastre... o cheiro, a cor, o sabor, o formato, a textura, os ingredientes (testados pelo meu qúimico), estavam TOTALMENTE adulterados. Me sinto um lixo lesionado. Não deu para consumir , nem os ratos consumiram. #vouparaajustiçaateaterceirainstancia #declaracaodepobreza #indoparaotexasaprenderfazerhamburguersadia

    ResponderExcluir